A hora e a vez do Sertanejo Pop

out 08, 10 A hora e a vez do Sertanejo Pop

O texto a seguir, foi escrito por Timpin. Além de colaborador ocasional do Blognejo, Timpin é colunista do jornal O Liberal, de Belém do Pará, atualiza sazonalmente o site BiS MTV e toca o Cabaré do Timpin, seu blog pessoal. Timpin não tem Facebook, mas tem dois cachorrinhos chamados Victor & Léo.

Lembro-me como se fosse hoje a primeira vez que escutei o disco Curtição, da dupla João Bosco & Vinicius. O que eram aquelas músicas? Soava diferente de tudo o que eu já tinha escutado em termos de música sertaneja. Definitivamente não me sentia à vontade de chamar aquilo de sertanejo. Era moderno demais, dançante demais, simplesmente não conseguia rotular as músicas conforme as faixas iam sendo tocadas em meu player. Ao final do disco não sabia definir o que tinha escutado, mas sabia estar diante de algo novo, algo que sinalizava um futuro promissor para a música brasileira como um todo.

Na época eu escrevia uma coluna semanal no blog BiS MTV. O espanto com o disco foi tão grande que acabei por escrever um texto analizando e comentando cada faixa. Pois o tempo passou – e nesse meio tempo tivemos a explosão de Luan Santana – e eis que novamente me deparo com um disco com quase as mesmas características do Curtição. “Aí Já Era”, de Jorge & Mateus.

Em comum, os dois discos possuem a produção de Dudu Borges. Mas não é esse o ponto. A questão é que no período entre os dois lançamentos uma nova tendência parece estar se cristalizando e que na época do Curtição era o que me causava estranheza – a sonoridade pop.

A música sertaneja deu seu passo decisivo para se modernizar com o que começou se chamar “sertanejo universitário”. Foram alguns anos de muito oba oba, com muita dupla se chamando de universitária só para pegar carona na moda. Aliás, foram exatos cinco anos entre o lançamento do primeiro disco de João Bosco & Vinicius – considerado o marco zero do universtitário – e este novo de Jorge & Mateus. Cinco anos. O tempo médio de um curso universitário. Abusando da analogia, pode se dizer que a faculdade acabou e quem estudou direitinho está pronto para seguir carreira.

E quais foram os artistas que conseguiram seu diploma? Aqueles que nesse período desenvolveram um estilo próprio, uma sonoridade toda pessoal, que faz com que sejam reconhecidos numa primeira audição e que conquistaram seu séquito fiel de fãs.

Alguns seguem um caminho diferenciado, como o flerte com a MPB de nomes como Victor & Leo e Paula Fernandes. Temos o punk rústico de João Carreiro & Capataz. E outros ainda apostam na sonoridade dos anos 90, caso de Eduardo Costa, Léo Magalhães e o jovem Gusttavo Lima. Mas a quantidade de artistas que abraçaram a sonoridade pop é um sinal de que já temos o sussessor do   sertanejo universitário. Senhoras, senhores, rapazes e moçoilas, bem vindos ao Sertanejo Pop.

E ele chega em boa hora. Se é que um dia existiu, o pop nacional andava muito mal das pernas nos últimos anos. Antigamente tínhamos um Kid Abelha, um Lulu Santos, um Jota Quest. Só que esse povo paumolesceu, nunca mais lançou nada de empolgante. Ocorre que o consumo de música pop é quase uma necessidade biológica do público jovem. É como o marido que não dá no coro, a patroa vai buscar satisfação com terceiros. E a juventude brasileira achou sua música pop no sertanejo. Eis a explicação para o fenômeno Luan Santana.

Aqui eu reconheço claramente o que a intuição queria dizer com “futuro promissor para a música brasileira” como um todo, quando escutei o Curtição. A música pop brasileira nunca foi genuinamente nacional. Sempre bebeu fartamente da matriz do pop feito no primeiro mundo. O pop oferecido pela música sertaneja, por mais que contenha elementos externos em sua composição, parte de uma matriz genuinamente brasileira.

A paternidade do sertanejo pop é dupla, curiosamente fazendo jus à tradição: Dudu Borges e Sorocaba. O Dudu com seu trabalho com João Bosco & Vinicius, Michel Teló e Jorge e Mateus. Sorocaba com sua própria dupla com Sorocaba, mais a produção do CD e DVD do Luan Santana, mais suas promissoras apostas, Henrique & Diego e a jovem cantora Amannda.

Assim como aconteceu com o universitário, é bem provável que muita gente surfe na onda do pop. A música pop sempre foi um terreno fértil para inovações e experimentações. Muita coisa boa poderá surgir daí. Talvez a era de ouro da música sertaneja não tenha nem começado. O que é certo é que os velhos tempos não voltarão. O que aconteceu na segunda metade da última década não foi uma moda com prazo de validade. Foi uma fase de transição que precedeu o salto evolutivo que está ocorrendo. Quem viver, verá. Ou melhor, ouvirá.

38 Comentários

  1. Primeiramente parabéns pelo texto Timpin. Realmente a música sertaneja está passando por um momento de evolução muito intenso. Acho que não existe uma fórmula para a música, assim como Victor S.P.M.G já comentou em outras matérias. Cada música é uma música, cada uma tem um estilo, um timbre, um jeito de cantar. Assim como temos vários artitas ótimos nesse momento de evolução e ótimos produtores no meio, falando num todo, todos eles, artistas e produtores estão vivendo momentos muito abençoados..Nesses cinco anos que você comentou Timpin, eu estava estudando e acompanhei td o que acontece na música Brasileira. Vi até dupla que eu conhecia estourar e agora já acho que a época deles está passando. Neste exato momento do ano de 2010 já terminei o meu curso que estava estudando e estou num estágio, que tenho certeza que a cada dia que passa está mais perto de viver um momento maravilhoso e bem sucedido dentro da música Brasileira. Desejo mto MAIS sucesso a todos esses artistas que estão no topo, se estão é porque de alguma forma eles merecem. E tem gente que ainda fala mal das músicas sertanejas de hj, é mto ÓBVIO que eu não tenho nada contra as músicas antigas, nasci, cresci, vivo e vou morrer ouvindo elas. Mas alguém já parou pra imaginar se as novas músicas não existissem? Imagina hoje em 2010 vc entrando numa balada TOP e estar tocando FUSCÃO PRETO? acho que nem combina, apesar dessa moda ser uma das minhas preferidas, kkk!!! Bem, fico por aqui e um grande beijo no coração de todos.
    Encerro com uma sábia frase que li na sorte do dia no Orkut:[kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk]
    “Todos criticam do estilo antigo, mas seguem religiosamente a moda de hoje”.

  2. Gasparzinho (RS) /

    Parabéns Timpin…
    Belo texto…
    Abraço!!!

  3. Era bom que os criticos, gravadoras, contratantes, público, blogueiros, etc tivessem olhos pro que se faz no mercado paralelo, sem ser nos destaques que estão na mídia. Tem muita gente fazendo cosia boa, autoral, original, verdadeira e que já tem base no tão falado SERTANEJO POP, só não recebem a devida atenção porque porque não conseguem divulgar, mas saibam que SERTANEJO POP não são só os citados que já vem fazendo, vem criando, olhem pra todos os que estão batalhando, olhem pro Nordeste também. Só os artistas de renome nacional e sucessos estourados nas radios que recebem elogios pela inovação enquanto muita gente que já fazia o que eles fazem hj não são nem lembradas quanto mais conhecidos.

  4. É; encontramos a definição correta para o sertanejo atual.É o sertanejo pop que chegou pra ficar.

  5. Bom dia, Sr. Timpin o Sr é um fanfarrão sr timpim !!! O sr me fala de sertanejo universitáro de 5 anos atras de CD curtição de JB&V e simplesmente exclui da conversa quem começou mesmo essa história e inclusive ajudou JB&V com a canção “eu vou doar o meu coraçaõ ” que foi Cesar menotti e Fabiano. E texto é bom sim, o Sr disse algumas boas verdades, mas acha mesmo que temos a necessidade de mais uma vez rotular o sertanejo ??? Não seria melhor o sertanejo ficar e continuar no real sentido e significado da sua palavra ? Mas enfim, seja como for acho que tinha que ter citado cesar menotti e fabiano; e ainda aproveitando, naõ estão na onda mais nem de pinócchio nem de DUDU, estão com o exelentíssimo Ruben di souza que é um produtor exemplar !!! E seguem firme o caminho deles, mas o universitário deles vieram antes de JB&V e o ” leilão ” deles surprendeu tanto quanto a curtição que outrora fora do Gurizinho !!!

    Pensem nisso.

    Abraços, Alex Lima.

  6. eu passei, definitavente a ouvir sertanejo quando esses caras entraram!!! a partir de victor e leo no ano 2007 até hoje e não tenho nenhuma pretenção de sair dessa onda!

  7. Senhor Gasparzinho (RS), o senhor não tem criatividade nem para seu nick…

  8. E aí Gaspar, na condição de seu fã (ainda vou liderar uma campanha “blog do Gaspar JÁ!) estou no aguardo de sua opinião sobre o que escrevi, até porquê até onde me consta, ela é diametralmente oposta à minha.

    Alô Leozinho Amigos, quero escrever um artigo sobre as bandas de sertanejo do nordeste. Tem como vc entrar em contato comigo:

    Twitter: @cabaredotimpin
    E-mail: timpin2009@yahoo.com.br
    MSN: arialmeida@hotmail.com
    Sinais de fumaça: Duas nuvens grandes seguidas de três pequenas.

  9. ***EU NÃO DOU MORAL PRA ESSES CARAS PQ ELES NÃO DÃO MORAL PRA NOIS AQUI DO PARÁ
    O NOSSO ELETRO MELODY VAI INVADIR O BRASIL EM BREVER
    É ALUCINAR GERALLLLLLLLLLLLLLL…”!!!

  10. Se a Joelma não for cantar o ELETRO MELODY, acho que da pra encarar!!!

  11. Alex, quando César Menotti apareceu J&V ja tavam rasgando a BR faz hora amigo!!

  12. Bacana o texto Timpim! Mas uma coisa é fato o intrumental do sertanejo pop tá mais parecido com o do romantico da década de 90. Prova disso é a música “Aí já era” de Jorge e Mateus com orquestra de cordas e piano. E ainda tem até uma Guarânia lá nas últimas faixas do disco como Zezé di camargo e Luciano faziam em seus albuns. Não seria isso uma volta a fonte onde os universitários beberam?
    Todo mundo sabe que a maior influencia dessa rapaziada é Zezé e Luciano, Ch e X e Cia.
    Prova disso que muita gente regravou coisa deles.
    Enfim a grande verdade que uma nova fase está acontecendo. Mas será que é necessário nomeá-la? Afinal de contas é tudo sertanejo! Do caipira do século passado até o momento atual tudo é sertanejo.
    Eu só sei de uma coisa, esse “sertanejo pop” agrada muito os meus ouvidos, eu gosto de musica com riqueza de timbres e arranjos. Aquele lance de Violão e Sanfona só já tava meio sem graça.

  13. Huhauahuaha! Marcão, não apaga o comentário meio off tópico do Maderito. Ele tem salvo conduto pra viajar na batatinha pq é o compositor e vocalista da sensacional Gang do Eletro, que já foi tema de coluna minha no Liberal > http://musicaoriginalbrasileira.blogspot.com/2010/09/gang-do-eletro-banda-mais-internacional.html

  14. CALA A BOCA TIMPIN,QUANTA IDIOTICE ESCRITO NESTE TEU TEXTO,VC COM CERTEZA DEVE TRABALHAR E TRABALHAR FORTE PARA A EXTINÇÃO DA MUSICA SERTANEJA PARA ESCREVER TANTA ABOBRINHA,PELO AMOR DE DEUS,MORTE DO SERTANEJO UNIVERSITARIO!! INICIO DE UMA NOVA ERA COM O SERTANEJO POP!! CARA VC É REALMEMTE UM BRINCALHÃO,UM COMEDIANTE TALVEZ, QUE NÃO SABE NADA DE MUSICA E TENDENCIAS,VOCE COM CERTEZA NÃO DEVE ACOMPANHAR RADIO ESCUTA,CROWLEY E OUTROS MEDIDORES OFICIAIS,O QUE VOCE PRETENDE COM ISSO,QUERER VIR AQUI E DITAR UM FALSO ESTILO DENTRO DO GENERO?,VOCE ESTA TENTANDO FERRAR DE VEZ A MUSICA SERTANEJA??QUE JÁ ESTA ALTAMENTE FERRADA, CARA VOCE TEM O PERFIL TIPICO DE QUEM COMEÇOU A OUVIR MUSICA SERTANEJA COM JOÃO BOSCO E VINICIUS,VOCE É UMA COMÉDIA,SERTANEJO POP,É DE CHORAR!!!

  15. Boré, a tá sei sei … tava sim,(pergunta lá pra JBeV se CMF foi importante pra eles pergunte homi ) por falar nisso não me lembro de um post sobre o novo (não tão novo assim ) CD retrato de CMF aonde está ?

  16. Putz…depois de um texto desse não tem nem o que comentar néh…hahaha…

    Parabéns Tipim…

    Texto EXCELENTE…que aborda a realidade daquilo que aconteceu com a música sertaneja…

    “A música sertaneja deu seu passo decisivo para se modernizar com o que começou se chamar “sertanejo universitário”. Foram alguns anos de muito oba oba, com muita dupla se chamando de universitária só para pegar carona na moda. Aliás, foram exatos cinco anos entre o lançamento do primeiro disco de João Bosco & Vinicius – considerado o marco zero do universtitário – e este novo de Jorge & Mateus. Cinco anos. O tempo médio de um curso universitário. Abusando da analogia, pode se dizer que a faculdade acabou e quem estudou direitinho está pronto para seguir carreira.”

    Resume praticamente todo texto e a realidade do sertanejo atual.

    Muitos anos de “oba oba”, com muita dupla se auto-intitulando “universitária” prá pegar onda/carona na “moda” (o que particularmente mais me irritava). Porém, como você mesmo disse “uma nova tendência parece estar se cristalizando” e “pode-se dizer que a faculdade acabou e quem estudou direitinho está pronto para seguir carreira”. Falou tudo.

    Agora é a vez de quem tem talento, de quem veio prá ficar, e não de quem pegou “carona na moda”.

    Confesso que tive a mesma sensação que você quando escutei e escuto algumas músicas novas desses novos artístas que estão consolidando suas carreiras nesse novo estilo de sertanejo.

    “O que eram aquelas músicas? Soava diferente de tudo o que eu já tinha escutado em termos de música sertaneja. Definitivamente não me sentia à vontade de chamar aquilo de sertanejo (…)simplesmente não conseguia rotular as músicas conforme as faixas iam sendo tocadas em meu player”.

    Caso semelhante aconteceu comigo ao ouvir a música “Fugidinha” do Michel Teló. Confesso que demorei um tempo para identificar que era o Teló quem estava cantando, pois afinal, acreditava estar diante de um novo “pagode” e não um “sertanejo”. Ainda hoje eu me pergunto, aquilo é pagode ou sertanejo?(risos). Dentro da nova linha do que pode se chamar de “sertanejo” o colocamos nessa “caixinha”. E o resultado deu no que deu. Hoje é uma das músicas mais estouradas no meio sertanejo e uma das que atrai um maior público que você nunca imaginaria que iria escutar sertanejo (Este dia vi a Fernanda Paes Leme e o Hugo Gloss – personalidades altamente conhecidas no twitter – comentando sobre esta canção do Michel Teló).

    Resumindo, o sertanejo hoje se espalhou por todos os cantos, por todas as partes e vem conquistando um número cada vez maior de público.

    Com uma mistura envolvendo cada vez mais axé e pagode, principalmente, fica difícil muitas vezes identificar ou definir aquilo como sertanejo. Para aqueles que estavam acostumados com o bom e velho sertanejo, o estranhamento e o preconceito inicial é de praxe. Para quem está entrando na onda agora, é mais fácil dizer “é sertanejo mesmo, e daí?”. Mas o que fica é: é a tendência, é o que vende, é o que faz sucesso, é o que conquista o público. A classificação de “Sertanejo Pop”, acredito que realmente seja a que melhor se encaixa para este novo estilo.

    Não é a toa que teremos no final do mês aqui em São Paulo um evento que tem sido amplamente divulgado pela Rede Globo denominado de “Sertanejo Pop Festival”. Pegou?!…rs..

    Bom…mais uma vez…Parabéns pela matéria Tipim…

    E sucesso àqueles que têm talento e sabem oferecer ao público aquilo que eles estão ansiosos por ouvir. Quem tem talento fica, quem não tem, que puxe o carro e vá embora(risos).

  17. ZACARIAS,

    TÁ LOUCO, BIXO? CERTEZA QUE VC OUVE MÚSICA SERTANEJA ATUALMENTE, OU PAROU DE OUVIR HÁ UNS 6 ANOS ATRÁS? A REALIDADE AGORA É ESSA. O MARCÃO MESMO JÁ FALOU DISSO VÁRIAS E VÁRIAS VEZES AQUI NO BLOGNEJO. SERTANEJO AGORA É POP. NÃO ACREDITO QUE LI REALMENTE ISSO QUE VC ESCREVEU. COISA DE GENTE QUE NÃO ENXERGA UM PALMO À FRENTE DO NARIZ. TÁ CEGO, SÓ PODE. E SURDO, PRA NÃO OUVIR O QUE SE PASSA HOJE NO SERTANEJO. VC PROVAVELMENTE É MAIS UM DAQUELES QUE ACHAM QUE O PASSADO VAI VOLTAR. SÉRIO, TENHO PENA DE GENTE ASSIM QUE NÃO ACEITA SE ADEQUAR À REALIDADE E ENXERGAR O QUE ESTÁ ESTAMPADO E ESCANCARADO PRA TODO MUNDO VER E OUVIR.

    OBS.: O CAPS LOCK É EM SUA HOMENAGEM

  18. Wilsinho de BH /

    MARCOS MADERITO Says:
    outubro 8th, 2010 at 12:10
    #10
    ***EU NÃO DOU MORAL PRA ESSES CARAS PQ ELES NÃO DÃO MORAL PRA NOIS AQUI DO PARÁ
    O NOSSO ELETRO MELODY VAI INVADIR O BRASIL EM BREVER
    É ALUCINAR GERALLLLLLLLLLLLLLL…”!!!

    QUE COISA NÉ EHEHHE
    NINGUEM DA MORAL PARA VCS PQ ESSE SOM QUE VCS FAZEM É RUIM DE DAR PENA
    E VAI SONHANDO EM CONQUISTAR O BRASIL VAI
    UM DIA VC ACORDA HAHAHAHA

  19. Rapazzz rs, sabe o porque que eu tenho o BLOGNEJO nos favoritos… é justamente por isso, são 4 pessoas com gostos diferentes, pensamentos um tanto quanto distantes e a “mesma visão”. Se continuarem assim, vocês seram refência pra muito cabeça de bagre por ai.

    Tim Pin, concordo com o que você disse em ponto e vírgula apesar de vc ter dito que :”Sorocaba com sua própria dupla com Sorocaba” rs, acho que seria Fernando no caso néh rs.

    Bom, eu acho que Sertanejo é e tem de ser Sertanejo sem tachas e rótulos desnecessários pra música em geral. Porém, como em tudo o que acontece nas nossas vidas, a música evolui e deve sair da “mesmice”. Esse CD Curtição aqui em Barretos foi um estouro e onde se passava se ouvia “Chora Me Liga”, diga-se de passagem a música mais tocada em 2009 em todas as rádios. Com Fernando e Sorocaba não foi diferente, em 2008 na Festa do Peão a música Bala de Prata juntamente com a música “Noite Enluarada” tocava em tudo quanto é canto e em todos os carros, fortalecendo o nome da dupla e seu CD aqui na região e nas rádios também, pois, todos queriam saber quem eram eles e que som diferente era aquele que se diferenciava de tudo tocado antes.

    Se são apenas eles 2 (Sorocaba e Dudu Borges) os responsáveis por “toda essa mudança” eu não sei, mas, uma coisa é certa de que eles foram fundamentais pra tudo o que vem sendo feito. Nunca tinha visto um violino e uma gaita de forma tão evidente antes em uma música que se dizia “sertaneja” e também nunca tinha visto um violão solado e bem arranjado como o que eu vi no CD Curtição. Acho que deve ter sido o Marco Abreu quem tocou no CD Curtição rs.

    Outro ponto importante foi justamente o Tim Pin ter dito a respeito do Sorocaba, afinal de contas o cara tem que ser respeitado um pouco mais, até pq ele num pegou “produto” feito não e sim praticamente descobriu o Luan Santana e agora vem apostando na dupla Henrique e Diego e na Amannda. Acho que o cara não liga pra o que os outros pensam e justamente por isso faz seu trabalho e ainda arruma um jeito de ajudar aos outros tbm, pra quem não sabe a música “Top do Verão” de Henrique e Diego vai entrar na trilha sonora da novela Araguaia, e a Amannda acabou por assinar contrato com a EMI Music, mostrando que o Sorocaba tem faro pra descobrir algo diferente.

    Finalizando, parabéns ao BLOGNEJO pela opção de publicar a respeito da “Música Sertaneja” deixando os “Egos” de lado e engrandecendo o seu público dessa forma. E a respeito da postagem, galera enxerguem e o que esta por vir em como o Tim Pin disse “quem viver, ouvirá” rsrss.

  20. E VOCE GABRIEL DEVE TER COMEÇADO A OUVIR MUSICA SERTANEJA A 6 ANOS,DEPOIS VEM A RITA LEE,O LULU SANTOS E DESCE A MARRETA NO SERTANEJO E NÓS TEMOS QUE AGUENTAR CALADOS,POIS NÓS MESMOS DAMOS MARGEM PARA ISSO,NINGUEM AQUI É CONTRA A EVOLUÇÃO DO GENERO SERTANEJO,TANTO QUE JÁ POSTEI AQUI NESSE BLOG QUE A EVOLUÇÃO DE LETRAS,ARRANJOS E SOM É IMPORTANTE PARA O GENERO,AGORA QUERER FICAR BRINCANDO E BANALIZANDO UM GENERO MUSICAL QUE JÁ É PARTE DA NOSSA CULTURA E DA FORMA QUE ESTÃO FAZENDO,ISTO NÃO DÁ PARA ACEITAR,JÁ CRIARAM O “SERTANEJO UNIVERSITARIO”AGORA “SERTANEJO POP” QUAL SERÁ O PRÓXIMO SERTANEJO,O “SERTANEJO SAMBA”OU TALVEZ O “SERTANEJO AXÉ” TALVEZ VC NÃO SE LEMBRE GABRIEL,POIS VC COMEÇOU A OUVIR SERTAJENO AGORA,MAIS NO COMEÇO DOS ANOS 2000 O BRUNO E MARRONE ESTOURARAM NO PIRATA COM A MUSICA “DORMI NA PRAÇA”EM UM CD ACUSTICO GRAVADO EM UMA RADIO DE MINAS,AI TODO MUNDO ACHOU QUE GRAVAR CD SÓ COM VIOLÃO E VOZ JÁ ERA O BASTANTE PARA FAZER SUCESSO,A MAIORIA SÓ PORCARIA,DEPOIS CHEGOU A ERA DO AO VIVO,UM CD PIOR QUE OUTRO,SEM DIZER QUE A MAIORIA NEM AO VIVO NÃO ERA,E SIM GRAVADOS EM ESTUDIO E SÓ COLOCAVAM O CLIMA,AI VEIO A ERA DOS UNIVERSITARIOS,ME FALA GABRIEL QUANTAS DUPLAS UNIVERSITARIAS EXISTEM REALMENTE FAZENDO SUCESSO NA ATUALIDADE,AGORA QUEREM INVENTAR O SERTAPOP,VC IMAGINA QTA PORCARIA VÃO SURGIR,POIS ESSA NÃO É A VEIA DO SERTANEJO,O QUE O MOVIMENTO TEM QUE ENTENDER É QUE NÃO IMPORTA O RITIMO OU ESTILO E SIM O GENERO,E TENTAR FAZER A MELHOR E BEM PRODUZIDA MUSICA DENTRO DO GENERO SERTANEJO,É ISTO QUE DEFENDO E VC TEM QUE ENTENDER,QUE NÃO É O ROTULO QUE VENDE E SIM A MUSICA DE BOA QUALIDADE.

  21. Timpim, legal, vou te responder brother:

    Eu acho que há, e também não há, futuro para o Pop Sertanejo. Pois ele é de certa forma: velho.
    Na realidade o que há é uma renovação TEEN do público. Não é uma revolução, propriamente artística, mas sim administrativa. Explico:

    Acontece que a bola da vez dos caras de grana que investem/investiram nas rádios é o que vira a tendencia. Historicamente o povo vai aceitando o que for, mas é caro.

    Aos que vc citou indiretamente:
    Sorocaba, Jorge e Mateus e Maria Cecília são isso.
    João Carreiro e Capataz é um fenomeno isolado incrível, pois eles sequer tem um hit de verdade e lotam shows. Fruto de trabalho de formiguinha, não se enquadram neste quesito que descreverei.

    Não tem nada de inédito em uma abordagem pop sertaneja. Balela. Já foi feito isto há pelo menos uns 7 ou 8 anos atrás.
    Você quer dizer pop mais próximo do ATUAL, copiando o lá de fora. Kings of Leon ? (hoje em dia)
    Pois “Pop por Pop”, temos diversos exemplos que sempre pautaram a música sertaneja, pops ao seu tempo, ou até talvez um pouco a frente de seu tempo:

    Pra citar, o Pinócchio não é pop, mas é foda, tem o cheiro do sucesso.
    Pois fez O MAIS difícil, ele põe o transatlantico do sucesso do artista em movimento. Fez divesas vezes.

    Outros exemplos:

    Leonardo (Brincadeira tem Hora), Zezé di Camargo (os álbuns de 2002 a 2004) – produtor César Augusto
    Bruno e Marrone – (Choram as Rosas) – produtor: Vinícius
    Marlon e Maicon – Tudo Azul 2002 (!) – produtor: Maluly
    Matogrosso e Mathias (Tentei te Esquecer, Um Século sem Ti) – produtor: Zaccarias
    Cleiton e Camargo (incrivelmente pop na sua época) – produtor: César Augusto
    Dois a Um (Cuiabá) – produtor: eles mesmos
    Rio Negro e Solimões – Pinocchio (não é pop, mas era muitíssimo moderno à sua época o De São Paulo a Belém)

    O problema é que globalmente a música deixou de ser um bem “durável” e do papel de referencia comportamental de 1 ou 2 décadas atrás.
    Onde na vida, Jorge e Mateus tem “cara/pose de artista” ?? Maria Cecília e Rodolfo ?
    Isso simplesmente deixou de existir. (muitos podem ridicularizar isso, mas a verdade é que o artista sempre foi uma referencia visual/comportamental historicamente)

    Já o Luan Santan conserva isso, ponto positivo a favor dele.

    A única coisa que mudou, é que pessoas que tem investimento alto neste particular momento da música estão fazendo isso, o Pop(inho), John Mayer, Moon Patrol(old já, mas Maria Cecília e Rodolfo), The Killers(old já) e talvez o os mais copiados de hoje os Kings of Leon (a grande fonte de inspiração do pop sertanejo de hoje ??).

    Amanhã quem estiver investindo mais, se estiver fazendo maculêlê, dói um pouco mais a mundança, mas se in$i$tir ba$tante (o Sorocaba conseguiu) o povo engole e vira a bola da vez também. Mérito da coragem e de peitar o stablishment e ter bala na agulha.
    E quem estiver produzindo com a turma da grana na bola da vez, pode fazer o que for, que terá repercussão no mínimo boa, por tudo que já foi plantado e pelo transatlantico já em movimento (tente parar um).
    Cada um tem seu momento, e o mundo é cíclico, que bom.
    Façanha feia foi o que o César Menotti e Fabiano conseguiram fazer neste último disco…

    Reafirmo, o difícil MESMO é colocar o transatlantico pra andar, parado, do zero para o movimento e com pouquíssimo investimento. Isso poucos conseguiram.

    Difícil é sacar qual canção é um VERDADEIRO sucesso nos dias de hoje, pois teve pouco investimento, ou partiu do zero para o movimento do navio.
    (cito: Victor e Léo foi, Regis Danese foi, recentemente a do Christian e Cristiano foi, aquela do Locutor já antiga foi, o Chora me Liga de certa forma foi também, aquela do D’Black Sem Ar foi, etc, tem muitas outras se for um pouco mais para trás, deixa pra lá)

    Só que se não injetar dinheiro depois para se manter, o se não tiverem dinheiro, eles minguam logo também por falta de ADMINISTRAÇÃO.

    Agora, o grande mérito dessa geração universitária, é o ADMINISTRATIVO da carreira.
    Investimento = Retorno (se bem administrado).

    Isso é a VERDADEIRA REVOLUÇÃO do SERTANEJO hoje! E parabéns aos que investiram pesado nisso (não foi pouco), pois todos novos talentos acabam se beneficiando deste momento, por eles.

    O espaço se abriu para quem souber administrar bem sua carreira e com um certo investimento. Coisa impossível de uma década atrás gastando-se até BEEM mais, devido ao cartel de duplas que existia e pelo menor espaço em geral da música sertaneja.

    Eu não consigo nem imaginar de onde vem tanto da dinheiro e investimento da dupla Maria Cecília e Rodolfo, por exemplo. Mas, mérito e ponto positivíssimo para seus empresários.

    Exemplificadno outros fora o sertanejo de sucesso expontaneo verdadeiro:
    O Tecnomelody é (mas odeio). O Boi-bumbá foi. O Axé no início foi. O Forró Universitário foi.

    É fácil: faça o quociente do investimento feito/ repercussão.
    Mas compense que depois que o navio está em movimento a coisa fica BEEM mais fácil, coloque um coeficiente redutor. Pois dá para errar e nem ser notado. Só lá na frente, mas aí ninguém se lembra mais, pois aqui é Brasil.

    Poucos conseguem mensurar isso. O negócio é por aí…

  22. Corrigindo: o do Marlon e Maicon (2001 e 2002) é produção do Lucas Robles.

  23. http://www.blognejo.com.br/2010/05/04/iuo-cesar-menotti-fabiano-retrato/

    Lógico que foi muito importante e não questiono isso.
    Mais a primeira dupla que apareceu com essa pegada foi JB&V!!

  24. E esqueci até de mencionar o Feio, bem pop também.
    Em suma, apenas para dizer que, Pop no Sertanejo, NÃO É novidade nem de perto.

    Eu rotularia este “novo” sertanejo como o “Sertanejo Pós-Graduado” (em Administração, lógico, já que o outro era Universitário ainda…rss), aí sim.

  25. Marcão, Kd meu comentário??. rsrsrss
    O que será que aconteceu??

  26. GASPAR VOCE FOI PERFEITO NO SEUS COMENTARIOS,É ISTO QUE TENTO DIZER QUE ALGUNS CABEÇUDOS TEM QUE ENTENDER,QUE A MUDANÇA NÃO ESTA NA MODERNIZAÇÃO E NA PADRONIZAÇÃO DE UM ESTILO DENTRO DO SEGMENTO,E SIM NA QUALIDADE DO RESULTADO FINAL,E VOU MAIS LONGE UM POUCO GASPAR,ESSAS DISCUSSÕES DENTRO DO GENERO JÁ VEM DE FORMA MAIS ACENTUADA DESDE OS COMEÇOS DOS ANOS 80,COM CHITÃO E XORORÓ,JOÃO MINEIRO E MARCIANO E OUTROS QUE COMEÇARAM A USAR BATERIA,BAIXO,E ALGUMAS BASES DE GUITARRA,ISSO FOI UMA REVOLUÇÃO PRÁ ÉPOCA,PRÁ SE TER UMA IDÉIA A MUSICA FIO DE CABELO,AINDA ONTEM CHOREI DE SAUDADES,ERAM MUSICAS QUE NINGUEM QUERIA GRAVAR POR SE TRATAR DE SEREM MUITO MODERNAS PARA ÉPOCA,AI DE 86 AO COMEÇO DOS ANOS 90 QUANDO SURGIU LEANDRO E LEONARDO,ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO,USANDO NOS ARRANJOS,TECLADOS SINTETIZADOS,STILL,SOLOS DE GUITARRAS DUETADAS E ARRANJOS EXTREMAMENTE MODERNOS PARA ÉPOCA FOI O MAIOR FUROR,MAIS MESMO COM TUDO ISSO O SERTANEJO CONTINOU SENDO SERTANEJO,NÃO PRECISOU USAR NENHUM “PSEUDONIMO”COMO USAM HOJE,ENTÃO O PROBLEMA NÃO ESTA NA MODERNIZAÇÃO DAS LETRAS,ARRANJOS E SOM,E SIM NA QUALIDADE QUE ISTO É FEITO,E ENTENDER QUE MUSICA FEITA PARA PUBLICO SERTANEJO É SERTANEJO E TEMOS QUE ENCARAR ISTO E PARAR DE FICAR QUERENDO MAQUIAR O GENERO COM “PSEUDONIMOS”SÓ PARA AGRADAR ALGUMAS CLASSES SOCIAIS QUE TEM VERGONHA DE ASSUMIR QUE GOSTAM DE MUSICA SERTANEJA E TENTAM ALIVIAR SUA CULPÁ INVENTANDO APELIDOS MAIS SOFISTICADOS PARA NOSSA MARAVILHOSA E IMORTAL MUSICA SERTANEJA,E VIVA A MODERNIZAÇÃO,MAIS COM RESPONSABILIDADE E QUALIDADE.

  27. Sr Gaspar, eu concordo plenamente com o seu texto apesar de tb naõ ter citado cesar menotti e fabiano com leilão ( tb por pinóchio ) mas concordo em tudo e isso é raríssimo d acontecer com a minha pessoa…

    Parabéns,

    Alex Lima.

  28. geizapaes /

    Timpin como sempre causando polemica como tu gostas disso por isso e que te admiro abraços

  29. A música sertaneja mudou. A música brasileira mudou. Tudo é muito igual descartável, irreconhecível. As músicas sertanejas, desde 2003 (tirando os nomes antigos) fazem o mesmo estilinho, a mesma sonoridade pop (?), a mesma falta de criatividade. Poxa, a música ligada a simplicidade, ao meio urbano inserido no rural (e vice versa) se perdeu.

    Modernos todos são como diz o amigo Zacarias. Mas os novos são tão falsos, mas tão falsos, que não se diferencia quem é quem. O Sorocaba nem sequer é bom compositor. Suas músicas são tão iguais…E ainda toma ferro, sendo desprezado por um tal rapazote que acredita ser maior que Sérgio Reis, Daniel e Leonardo…

    O tal do Dudu Borges quer mesmo é dinheiro. Não deve ter no sangue aquela paixão pelo sertanejo, Léo canhoto e Robertinho, Trio Parada Dura. Mas deve ter por outra coisa, com certeza. João Bosco e Vinícius são no mínimo esforçados, mas longe de serem referências, como são Milionário e José Rico. Jorge e Mateus são péssimos e só fazem música ao vivo. As últimas de estúdio são fracas e piegas, com uma sonoridade romântica longe de alcançar Victor e Léo, por exemplo. Muito longe mesmo. Falta a eles voz (mesmo) e carisma.

    Outro ponto a se destacar. toda música hoje é de micareta.Pagode, axé, sertanejo, funk… Até a sertaneja!!!!!!!!!! Coitados de Guilherme e Santiago, vão perder fãs se realmente lançarem um disco assim. Dupla de carreira…

    Convenhamos, colocar Luan Santana no lugar daquele pop que embalou gerações é minimamente lamentável. Comparar Lulu Santos a Luan Santana também.Rita Lee então… Pra não dizer ridículo.

    Olha que eu amo a música sertaneja.O garoto faz música para adolescentes que curtem Restart e bandinhas de baixo conteúdo. O jovem hoje não tem identidade musical.

    Música infelizmente é grana. De todo esse bolo alguns ficarão. Agora a sonoridade musical ainda está longe de existir. Será que desse mundo sairá uma geração, que cantará junta daqui a quarenta anos?

    A música sertaneja existe sim, mas está reservada a gente de bom gosto, que acompanha e torce por ela, pela sua essência. Cézar e Paulinho, seu modo de falar, a voz característica, por exemplo. João Paulo e Daniel, a segunda perfeita, as modas de viola. Etc, etc, etc.

    Cansei de escutar tantos tentarei enfiar esse mundo de gente goela a baixo, só porque são duplas. Nem sempre duplas quer dizer sertanejo.

  30. A música sertaneja mudou. A música brasileira mudou. Tudo é muito igual descartável, irreconhecível. As músicas sertanejas, desde 2003 (tirando os nomes antigos) fazem o mesmo estilinho, a mesma sonoridade pop (?), a mesma falta de criatividade. Poxa, a música ligada a simplicidade, ao meio urbano inserido no rural (e vice versa) se perdeu.

    Modernos todos são como diz o amigo Zacarias. Mas os novos são tão falsos, mas tão falsos, que não se diferencia quem é quem. O Sorocaba nem sequer é bom compositor. Suas músicas são tão iguais…E ainda toma ferro, sendo desprezado por um tal rapazote que acredita ser maior que Sérgio Reis, Daniel e Leonardo….

    O tal do Dudu Borges quer mesmo é dinheiro. Não deve ter no sangue aquela paixão pelo sertanejo, Léo canhoto e Robertinho, Trio Parada Dura. Mas deve ter por outra coisa, com certeza. João Bosco e Vinícius são no mínimo esforçados, mas longe de serem referências, como são Milionário e José Rico. Jorge e Mateus são péssimos e só fazem música ao vivo. As últimas de estúdio são fracas e piegas, com uma sonoridade romântica longe de alcançar Victor e Léo, por exemplo. Muito longe mesmo. Falta a eles voz (mesmo) e carisma.

    Outro ponto a se destacar. toda música hoje é de micareta.Pagode, axé, sertanejo, funk… Até a sertaneja!!!!!!!!!! Coitados de Guilherme e Santiago, vão perder fãs se realmente lançarem um disco assim. Dupla de carreira…

    Convenhamos, colocar Luan Santana no lugar daquele pop que embalou gerações é minimamente lamentável. Comparar Lulu Santos a Luan Santana também.Rita Lee então… Pra não dizer ridículo.

    Olha que eu amo a música sertaneja.O garoto faz música para adolescentes que curtem Restart e bandinhas de baixo conteúdo. O jovem hoje não tem identidade musical.

    Música infelizmente é grana. De todo esse bolo alguns ficarão. Agora a sonoridade musical ainda está longe de existir. Será que desse mundo sairá uma geração, que cantará junta daqui a quarenta anos?

    A música sertaneja existe sim, mas está reservada a gente de bom gosto, que acompanha e torce por ela, pela sua essência. Cézar e Paulinho, seu modo de falar, a voz característica, por exemplo. João Paulo e Daniel, a segunda perfeita, as modas de viola. Etc, etc, etc.

    Cansei de escutar tantos tentarei enfiar esse mundo de gente goela a baixo, só porque são duplas. Nem sempre duplas quer dizer sertanejo.

  31. Eu só queria falar que quando falamos de sertanejo universitario, tem gente falando em césar menoti e fabiano antes de JB & V. Eu acho q não é bem assim, o JB e V tava antes ali,e outra, acho que voces deveriam ver que o “sertanejo universitario” já tinha gente fazendo isso antes, como o João Haroldo e Betinho ( DUpla de Campo Grande- ouçam o primeiro cd deles, ai vivo e vejam do que estou falando – e vejam tambem a época que foi lançado) e o Marco Aurelio e Paulo Sergio, ja tinha um trabalho ali, parecido como o que faz hoje, e tanto que o Marco Aurelio e um dos maiores compositores do genero também, que é pouco lembrado, e tem musicas como “Voce de volta” da C e R, “labirinto” com Cesar Menotti e Fabiano e vem de parcerias com Sorocaba e de muitas outras musicas que tocam com tantas duplas hoje em evidencia.Todos esses trabalhos vem da antiga Pantanal discos,da produção de Yvan MIazato, e os irmaos Telo.

    O sertanejo pode ate já ter feito tudo isso que se está fazendo agora, mas ninguem antes desses, fizeram da maneira que o fazem, na medida certa.O sertanejo tem sim novidades, e quando falam que anos atras fizeram e nao e novidade, acho sabido dizer que “beber na fonte” é algo natural em todos os generos, e os bons produtores sao isso ai, olhar o passado, o presente e o futuro, e disso tirar um som/ resultado que agrade o momento.O lance e nao ficar pra tras,e sempre estar buscando novas referencias, mas sem perder a caracteristica, acho que ai esta o segredo do sucesso de quem fica pra sempre e quem nao passa de um ou dois albuns.E o investimento para o sucesso tambem é fato, mas o dinheiro nao compra nada por muito tempo, se nao tiver talento dança!

  32. Marcus Vinícius /

    Alguns esclarecimentos:

    * O texto é do Fábio, hehe

    * Ainda sonho com o dia em que o Gaspar se revelará ao mundo

    * Sobre a abordagem do texto do Timpin, concordo em gênero, número e grau com o que ele escreveu. Quando ele escreve e descreve o sertanejo pop atual, não mencionou o pop que o Gaspar mencionou em seu comentário por um simples motivo: é um “pop” diferente, se é que isso é possível. Realmente os trabalhos citados pelo Gaspar eram bem à frente do tempo deles. O fato é que cada um tem a sua época. Nos dias de hoje, o “pop” daquela época nada mais seria que um pop nostálgico, retrô, o que aliás era uma das características mais marcantes do sertanejo dos anos 90. O “pop” atual na música sertaneja é carregado de influências do atual momento da música nacional e internacional. É John Mayer, com surf music, Cold Play, e o caralho a quatro (desculpem o termo, hehe). O pop sempre esteve, sim, presente na música sertaneja, mas antes eu não via essa ousadia, esse escacaramento, essa coragem de realmente fazer de uma forma diferente algo que começava a ficar estagnado. Mesmo os trabalhos citados pelo Gaspar, que como eu disse eram à frente de seu tempo, não eram ousados. Juro que na época eu enxergava alguns deles até como “ridículos”. O disco “brincadeira tem hora”, do Leonardo, por exemplo, foi uma tristeza de ruim. Desculpem a sinceridade. A fase de 2002 a 2004 da carreira da dupla Zezé di Camargo & Luciano, por exemplo, só não foi mais tosca que a fase que veio após o filme, com os problemas vocais do Zezé. Alguém por exemplo cita um mega sucesso deles nessa época? Mas mega meeeeeesmo? Dentre os discos que o Gaspar citou, creio que apenas o “Choram as Rosas” de Bruno & Marrone foi realmente inovador e diferenciado, o que mostra que, quando querem, Bruno & Marrone sempre consegue se antecipar ao que a música sertaneja vai trazer apenas dois ou três anos depois. Aconteceu a mesma coisa com o acústico, lembram. O “Choram as Rosas” realmente era carregado de influências positivas da música pop e não dos teclados brega que o César Augusto insistia em importar para os trabalhos do Leonardo e do Zezé di Camargo & Luciano, achando que eram legais.

    Enfim, minha opinião é simples: o sertanejo realmente já é pop há bastante tempo. Mas o pop de hoje é um pop mais, digamos, inteligente, e não aquele brega e ridículo de alguns anos atrás, hehehe. Perdão aos que gostam.

  33. Marcus Vinícius /

    repeti o comentário que fiz no post seguinte, hehe

  34. Di_Pietro /

    Caracas…

    Como você mudou Marcão.. putz… Te acompanho há muito tempo.. cê sabe disso.. mas to achando que esse “mundinho pop” tá te fazendo bem não.. Tuas opiniões mudaram pacas..

    Só falta Marcão, nesse mundinho “Inteligente Pop Sertanejo”, cantor de verdade né???

    Continuo a preferir o sertanejo “Brega e Ridículo” da galera do gogó… Anos-Luz a frente de qualquer trabalho desse pop chinfrim universitário..

    Só a música 9 do novo CD do Bruno já vale pela carreira inteira de muitos deles.. hehe..

    Acredito que quando esses caras novos escutam o Bruno, o Edson, os caras devem agradecer muito os novos tempos.. hoje o que importa são “outros quinhentos”.. o que eu vi de dupla foda, de cara que cantava pra caralho desistir. A concorrência era foda. Quem era meia-boca como cantor, vixi, tinha nem chance. Mas isso,hoje, é o que não falta no cenário sertanejo. Como diz um amigo: “Hoje o sertanejo tá uma VÁRZEA”… hehehe.. é bem por aí.

  35. Marcus Vinícius /

    Di Pietro

    eu discordo severamente dessa opinião de que “basta cantar e o resto qye se dane”.

    Não serei hipócrita de dizer que os cantores de hoje são tão bons quanto os de antes. Ora, recentemente postei um Top Five com os 5 melhores intérpretes da música sertaneja, na minha opinião. Na ordem: Edson, Luiz Cláudio, Bruno, Paula Fernandes e Belluti.

    Mas não acho que o cara deva deixar sua carreira estagnar só porque sabe que é melhor cantor que os que estão bombando na mídia por aí. Aliás, esse deveria ser apenas mais um estímulo para o cara inovar e se renovar.

    Agora, não é por nada não, mas usar esse CD novo do Bruno como exemplo chega a ser meio absurdo. Já tem gente dizendo, com razão, que esse é o pior da carreira dele. E eu compartilho dessa opinião (review quarta-feira).

    Como eu disse, o cara tem que aproveitar o talento vocal para realmente carregar a música sertaneja nas costas e não fazer dela uma piada grosseira como o Bruno fez nesse disco. Cantar, só, não basta e todo mundo já viu isso. Na área vocal, vc realmente tem razão. A imensa maioria dos cantores de hoje ainda não conseguem se comparar aos de antigamente. Eu comprovei isso assistindo ao vivo às duas gravações do projeto de 40 anos da dupla Chitãozinho & Xororó. MAs na área “musical” ou na “produção” dos discos, os novatos estão dando um baaaaaaaaaaaaaanho de sal grosso nos veteranos. Sério que fico imaginando os veteranos escutando esse novo disco do Jorge & Mateus, por exemplo, e se desesperando sozinhos em casa por não conseguirem fazer algo nesse nível.

    Eu não mudei. Eu tbem prefiro o cara que canta bem. No meu carro e no meu PC, por exemplo, o que vc acha que toca mais? hehe. Mas num dá pra aturar esse retrocesso que insistem em achar plausível gravar.

    Abraços.

  36. Di_Pietro /

    Hehe.. beleza Marcão.. te entendo…

    Não usei como o argumento o Cd inteiro do Bruno.. eu disse apenas a música 9… a 15 também é foda.. É aquela tipo em que o Jorge para, escuta, e pensa: Puta que o Pariu!!! É melhor eu fazer outra coisa na vida!!!! .. lógico se o mundo fosse perfeito…hehe

    De maneira geral, o CD do Bruno é, pra mim, a rendição final… tipo: Na cabeça do Bruno “PQP vou ter que fazer isso” .. ou tentar fazer né??.. não deu muito certo.. me pareceu o Luiz Cláudio e o fatídico “Seu Jardineiro” hehe…Na minha humilde opinião: jamais o Bruno precisaria fazer isso. Triste mesmo. Achei uma piada também. Lógico , vindo do Bruno, o negócio deveria ser diferente.. Nossa cobrança é muito maior. Você há de convir. Mas mesmo assim : Bola forassa.

    Mas, como já disse, no meu último suspiro de misericórdia ( Deus o que vai ser de nós): a música 9 vale por todos os trabalhos dos universitários neste ano ( Brigado Bruno, pelo menos uma, hehe). Incluso esse trabalho do Jorge que vocês tanto adoram.

    Você é muito otimista, ( quase não estou sendo eufemista, hehe), em achar que eles “ainda” nao chegaram, vocalmente, ao nível dos antigos.. que isso. Tem nem jeito.. Não esses que ai estão.

    Mas te entendo. Sei o alcance que tu tens hoje. Teu público diversificado. Mas sei que no fundo: você é das ” antigas”..hehe..

    Força Sempre Marcão!!!

  37. Ricardo Augusto /

    Pessoal, será que precisamos de mais um rótulo para a música sertaneja? Será que já não sofremos o bastante com o “sertanejo universitário”? Não façam isso, não faça isso Timpin… Não dê mais esse carma a nossa música sertaneja. Se você identificou esse “novo” momento da música sertaneja como mais “Pop”, não propague por aí que então se trata de “sertanejo pop”. Acho que o universitário começou assim: um sujeito desprovido de inteligênica falou que era, e foi! E foi o que foi… Ajuda a gente aê Timpin!

  38. Meu vizinho e eu ter sido apenas debatendo este assunto específico, ele é normalmente procurando para provar que estou errada. Sua opinião sobre isso é bom e exatamente como eu realmente sinto . Eu só agora enviei-o este site on-line para apontar o seu ponto de vista individual. Depois de tentar ao longo do seu site que eu ebook marcada e pode ser vir de novo para ler os seus posts novos !

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention BLOGNEJO » Blog Archive » A hora e a vez do Sertanejo Pop -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Timóteo Timpin Pinto, Blognejo.com. Blognejo.com said: A hora e a vez do ...
  2. BLOGNEJO » Blog Archive » Um Raio X da música sertaneja feito por um Fantasminha Camarada - [...] tomou invadiram o Blognejo. Foram diversos comentários concordando e discordando do texto (leia aqui) e do  ponto de vista ...

Enviar Comentário: